ME

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Esporte & Saúde: Conheça as propriedade da goji berry para o organismo


A goji berry é uma fruta oriental exótica para os brasileiros, mas comum e consumida há milhares de anos na China, Índia e Tibete. Ela é considerada como “ superalimento ” pelo seu alto teor de nutrientes,  como aminoácidos, antioxidantes (betacaroteno e licopeno), fibras,  vitaminas C, e minerais (cálcio, potássio, fósforo, magnésio).
No Brasil a fruta está conhecida como uma aliada na perda de peso, pela combinação de fibras, aminoácidos, vitamina C e antioxidantes.  Mas vale reforçar que ela pode agregar muito a nossa saúde.
Possui propriedades anti-inflamatória e antienvelhecimento. Alguns estudos recentes demonstraram que o consumo diário aumenta significativamente a sensação de bem estar, intestino regular, e funções neurológicas (concentração). Sua composição nutricional pode colaborar com a prevenção e tratamento da diabete, arterosclerose, câncer, e pressão alta. Possui aminoácido triptofano que ajuda a diminuir o estresse, melhora o humor, controla o sono e ajuda a controlar a gula.

Ela pode ser consumida in natura ou transformada em suco, chás, sopas ou refogados. Cada 100g tem 370 calorias, sendo que uma colher de sopa tem cerca de 50 calorias.
Lembre-se: não é o excesso que fará a diferença na saúde, mas para obter os benefícios da fruta é necessário seu consumo diário. Para aqueles que querem usar como aliado na perda de peso, não adianta comer três porções por dia e continuar com uma alimentação sem regra e rica em gorduras e carboidratos refinados (açúcar, farinha, doces, pães, etc). Equilíbrio e disciplina alimentar são necessários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário