ME

domingo, 4 de agosto de 2013

Veja os maiores fregueses do Futebol

Tratando-se de futebol nacional podemos considerar 12 times como grandes: Atlético-MG; Botafogo; Corinthians; Cruzeiro; Flamengo; Fluminense; Grêmio; Internacional; Palmeiras; Santos; São Paulo e Vasco. E qualquer jogo entre esses times é considerado clássico. Mas sempre tem aquele time que é mais freguês do outro, veja a lista dos cinco mais fregueses:
5º Santos
Corinthians x Santos
Quantidade de jogos: 311
Quem venceu mais? Corinthians 124 vezes, contra 98 vitórias do Santos e houve 89 empates.
Qual foi a maior goleada? Santos 0 X 11 Corinthians (1920, Campeonato Paulista)
Recentemente o Corinthians venceu o Campeonato Paulista em cima do Santos. No quesito títulos o Santos leva vantagem, foram quatro títulos conquistados contra três do Timão. O mais emblemático foi o Campeonato Brasileiro de 2002.
Clássico entre São Paulo e Santos no Brasileirão 2013. Foto: Estadão Conteúdo

4º Santos
São Paulo x Santos
Quantidade de jogos: 288
Quem venceu mais? São Paulo 126 vezes, contra 94 vitórias do Santos e houve 68 empates.
Qual foi a maior goleada? São Paulo 9 X 1 Santos (1944, Campeonato Paulista)
O primeiro jogo dessa história aconteceu em 1930 e terminou em 2 a 2, na Vila Belmiro, mas o jogo que ficou para a história mesmo foi o da tarde de 14 de agosto de 1963, principalmente pela façanha dos 11 heróis tricolores diante da máquina de jogar bola, chamada Santos, de Pelé e cia. Talvez o melhor time de todos os tempos. Pelé e Coutinho foram expulsos naquele jogo. Aparecido, Pepe e Dorval disseram estar sentindo contusões, deixando o time santista com seis em campo, obrigando o juiz a encerrar a partida, quando o placar já marcava 4 a 1 para o São Paulo. A manchete do jornal A Gazeta Esportiva do dia seguinte foi "Santos fugiu do campo!".
Clássico entre Cruzeiro e Atlético-MG no Brasileirão 2013

3º Cruzeiro
Atlético-MG x Cruzeiro
Quantidade de jogos: 479
Quem venceu mais? Atlético-MG 193 vezes, contra 161 vitórias do Cruzeiro e 125 empates.
Qual foi a maior goleada? Atlético-MG 9 X 2 Palestra Itália* (1927, Campeonato Mineiro)
No último jogo o Cruzeiro carimbou a faixa do título mais importante da história do Atlético, o da Libertadores, com uma sonora goleada, 4 a 1, mas sobre o time reserva, sendo assim o feito perde um pouco do impacto. No geral de título o Galo também leva vantagem, são 73 contra 64 da raposa. * Palestra Itália é o nome de fundação do Cruzeiro.
2º Botafogo
Botafogo x Vasco
Quantidade de jogos: 308
Quem venceu mais? Vasco 132 vezes, contra 84 vitórias do Botafogo e 92 empates.
Qual foi a maior goleada? Vasco 7 X 0 Botafogo (2001, Campeonato Carioca). O clássico entre Vasco e Botafogo é conhecido como o "Clássico da Amizade" já que é raro as torcidas causarem algum incidente e se comportam em grande maioria dos clássico com civilidade exemplar.
Pelé cai durante clássico entre Santos e Palmeiras no Campeonato Paulista de 1965. Foto: Estadão Conteúdo

1º Santos
Palmeiras x Santos
Quantidade de jogos: 311
Quem venceu mais? Palmeiras 133 vezes, contra 83 vitórias do Santos e 95 empates.
Qual foi a maior goleada? Palestra Itália** 8 X 0 Santos (1932, Campeonato Paulista). O Santos sempre encontrou dificuldades em jogar com o Palmeiras, mesmo no auge, na época do melhor time do mundo, o Palmeiras lhe roubou algumas taças, foi o caso nos Paulistas de 1959, 1963 e 1966. O duelo tem o apelido de Clássico da Saudade e marcou a história de ambos os clubes, como no caso do Palmeiras que adotou o apelido Porco após uma vitória diante do alvinegro. No caso do Santos o Paulista de 1927, no qual com um super-time marcou 100 gols em 16 jogos, mas encontrou um time que uma defesa sólida na final que tinha feito apenas 22 gols nos mesmo 16 jogos. O supertime do Santos fez apenas dois gols contra três do adversário. O outro time era o Palestra Itália. **Palestra Itália também é o nome de fundação do Palmeiras.
Fonte: Sites oficiais dos clubes e Futpédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário